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Dicas para controlar a ansiedade em meio à Covid-19

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É comum ao ver notícias de como se prevenir sobre o novo coronavírus (Covid-19), veja recomendações sobre lavar as mãos, manter distância, cobrir o rosto ao espirrar e evitar aglomerações. Porém além das precauções com o contato com o vírus, é preciso também cuidar do lado psicológico para que saiba controlar a ansiedade provocada pela pandemia mundial e não sentir pânico. Conheça as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

1 - Controle o acesso às informações sobre a Covid-19
Evite ficar constantemente só assistindo, lendo e ouvindo notícias sobre a Covid-19. O ideal é procurar duas ou três vezes por dia atualizações da doença. O excesso de informação pode fazer a pessoa se sentir preocupada, insegura, ansiosa e estressada. Quando procurar por notícias, consulte fontes seguras e principalmente aquelas que você consegue tirar exemplos práticos para se proteger as pessoas que você ama. Dê preferência a fatos e evite rumores; fatos concretos ajudam a minimizar o medo.

2 - Proteja-se e dê suporte
Além de se proteger contra o coronavírus, é importante para o alívio mental dar assistência a outras pessoas. Isso faz com que quem ajuda e quem é ajudado se sintam melhores. Um exemplo de ajuda pode ser ver algum vizinho é da faixa de risco e se pode ajudá-lo a fazer compras, segundo a OMS.

3 - Procure bons exemplos
Busque informações sobre histórias positivas e esperançosas em relação ao coronavírus. Por exemplos, pessoas que se recuperaram da doença ou a experiência de quem ajudou alguém nessa situação.

4 - Honre os profissionais
Respeite as pessoas que estão trabalhando durante a pandemia, especialmente, aquelas que lidam diretamente com a área da saúde. Todos os trabalhadores no momento desempenham um papel importante para que as cidades tenham insumos e alimentos.

5 - Ansiedade infantil
Cada criança tem um comportamento diferente; caso a criança demonstre medo e tristeza, tente encontra maneiras positivas que poderia ser usada para expressar sentimentos, como desenhos e brincadeiras. Atividades que liberem a criatividade podem gerar um ambiente acolhedor.

6 - Rotinas
Esteja conectado e mantenha sua rede de colega de trabalho e social. Tente se manter ocupado. Em casos de isolamento, esteja ligado por via de telefones, e-mails, social mídia ou vídeoconferência.

7 - Exercícios de relaxamento
Nos momentos de estresse, busque atividades físicas e relaxantes. Tente se exercitar sempre, dormir bem e dê preferência a alimentos saudáveis.

As informações são algumas do guia da Organização Mundial da Saúde, publicado em 18 de março. A íntegra do documento está neste link.


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