A nova diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Flávia Takafashi, tomou posse no cargo nesta segunda-feira (26/07), em cerimônia realizada na sede da Antaq, em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência.
Durante o evento, Flávia destacou a importância de ser a primeira mulher a assumir o cargo de diretora da Antaq e frisou que pode presenciar, como servidora de carreira da Agência, o fortalecimento do setor portuário e o amadurecimento da regulação da Antaq nos últimos anos.
“A regulação da Antaq permite que pessoas se desloquem com segurança e garante que a movimentação de 90% dos bens seja eficiente na importação e exportação. Nos últimos dez anos, em média 96% de tudo o que foi exportado em volume pelo Brasil foi transportado pelo modal marítimo”, pontuou a nova diretora.
Ela também fez um apelo aos servidores da Agência para que busquem conhecer as peculiaridades, especificidades e características próprias do mercado regulado, tendo em vista que a missão da Antaq é assegurar a adequada prestação de serviço de transporte aquaviário.
Destaque para as mulheres
Flávia ressaltou que reconhece sua responsabilidade em ser a primeira mulher indicada para compor a diretoria colegiada da Antaq.
A Diretora é advogada e servidora pública federal de carreira de especialista em Regulação de Transportes da Antaq, com experiência de mais de dez anos no setor portuário. Antes de tomar posse no novo cargo, foi diretora do Departamento de Gestão de Contratos da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas também afirmou que o bom resultado do setor portuário se deve à regulação que vem sendo feita pela Antaq e com um trabalho em parceria com o Ministério da Infraestrutura. Ele lembrou que em 2020, mesmo sendo ano de pandemia, o setor portuário cresceu 4,2%, movimentando 1,15 bilhões de toneladas. “Isso mostra a resiliência do setor portuário e a capacidade desse setor de dar respostas”, disse o ministro.
Ele enfatizou ainda que hoje seja um dia de celebrar a vitória de Flávia, indicada primeira mulher a fazer parte da diretoria da Antaq.
O Diretor-Geral da Antaq, Eduardo Nery, ressaltou a importância de que uma mulher ocupe o cargo de diretora da Agência e que, além dessa representatividade, Flávia também carrega uma vasta experiência no setor. Para ele, isso a qualifica a lidar com os atuais desafios do setor, especialmente diante do grande número de arrendamentos e concessões portuárias em curso no país.