Os portos brasileiros movimentaram 179,8 milhões de toneladas no primeiro bimestre deste ano, número que representa um crescimento de 1,8% na comparação com o mesmo período de 2021, conforme dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados nesta quinta-feira (07/04).
As estatísticas mostram que a movimentação de granéis sólidos cresceu 3,9%, em relação ao mesmo período, totalizando 99 milhões de toneladas movimentadas.
O segmento de carga geral também apresentou crescimento de 19,8%, na mesma comparação, movimentando um total de 11,3 milhões de toneladas. Já a movimentação de granéis líquidos e gasosos teve queda de 3,2%, somando 49,8 milhões de toneladas movimentadas.
A movimentação de contêineres também registrou uma redução de 3,8% ante o primeiro bimestre do ano anterior, totalizando 1,8 milhão de TEUs movimentados.
“Apesar de pequenas quedas em alguns perfis de carga, a movimentação portuária nos dois primeiros meses do ano apresentou um desempenho positivo, o que demonstra que os portos brasileiros estão cada vez mais preparados para movimentar todos os tipos de cargas, respondendo bem às demandas do setor produtivo”, destacou o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva.
O setor portuário segue em desenvolvimento. Para mais informações, acesso o Painel
Estatístico Aquaviário da Antaq: https://tinyurl.com/ykytc6up