Os portos e terminais portuários brasileiros movimentaram 1,209 bilhão de toneladas em 2022, número que representa uma leve queda de 0,4% em relação ao ano anterior, segundo dados da Antaq, divulgados nesta quarta-feira (08/02).
As estatísticas mostram que a movimentação de granel sólido foi de 712,20 milhões de toneladas, um aumento de 0,8% na comparação com 2021. O mesmo ocorreu com as operações de carga geral, que cresceu 6,3%, em igual comparação, totalizando 63,15 milhões de toneladas movimentadas.
O segmento de granel líquido e gasoso movimentou 305,49 milhões de toneladas, uma redução de 3,0% em relação a 2021. As operações de contêineres também apresentaram uma ligeira queda de 1,0%, fechando o ano com uma movimentação total de 11,69 milhões de TEUs movimentados.
“O setor portuário segue apresentando excelentes resultados de movimentação de cargas. A crise econômica global associada também às questões climáticas da região Sul do país, provocaram uma ligeira queda no desempenho do ano passado, mas ainda com um volume muito expressivo de movimentação. Isso demonstra que os nossos portos e terminais estão respondendo de forma cada vez mais satisfatórias às demandas dos diversos setores produtivos do país”, destacou o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva.
O setor portuário brasileiro segue em desenvolvimento. Para mais informações, acesso o Painel Estatístico Aquaviário da Antaq.