Esta terça-feira (23/01) foi um dia especial para a ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, marcado pela solenidade de prorrogação do Reporto. O momento foi ainda mais especial porque contou com a participação dos ministros do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad; Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e do Ministério dos Transportes, Renan Filho em cerimônia realizada na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília (DF).
O diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Conceição Silva, destacou que a prorrogação do Regime Diferenciado Tributário para o incentivo à modernização e à ampliação da Estrutura Portuária- Reporto, até 2028, demonstra a importância do setor portuário para o crescimento do Brasil. Ressaltou ainda que o investimento no setor portuário é questão de soberania nacional.
“É pelo setor que 96% de todo o fluxo do comércio internacional é realizado e por onde ocorre 100% das exportações do Agronegócio brasileiro. Então, qualquer falta de sinergia neste segmento impacta diretamente o Custo Brasil e o posicionamento dos nossos produtos no exterior”, disse.
Representando a ABTP e as entidades da Coalizão Portuária Empresarial, o diretor-presidente, enfaticamente, agradeceu todo empenho e sensibilidade dos ministros e de suas incansáveis equipes, entre eles a Secretária Executiva e o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori e Alex Avila; dos deputados federais Hugo Motta e Dep Cezinha de Madureira; dos parlamentares da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) na aprovação do benefício.
Registrou ainda um agradecimento especial à CNT - Confederação Nacional do Transporte; ao IBL - Instituto Brasil Logística e às entidades portuárias, ABRATEC, FENOP, ABTRA, ATP e ABTL, e às entidades ferroviárias, ANTF e ABIFER por todo o empenho e luta conjunta.
“Agora esperamos contar com os senhores na regulação da Reforma Tributária, para que o Reporto seja permanentemente internalizado no sistema tributário”, destacou Silva.
O ministro Fernando Haddad, em seu discurso, lembrou que o desenvolvimento do país passa pelo estímulo às exportações. “Para isso é fundamental desonerar os investimentos no setor”, pontuou.
A diretora-executiva da ABTP, Cláudia Borges, destacou que a aprovação da prorrogação do Reporto irá destravar bilhões em investimentos, além de também irá estimular a liberação de novos investimentos.