A diretora-executiva da ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Cláudia Borges, fez questão de prestigiar o trabalho de ESG promovidos pelas empresas associadas da ABTP, e outros trabalhos apresentados no Seminário Ecobrasil 2024, promovido pela Revista Portos e Navios e patrocinado pela ABTP, nos dias 19 e 20/06, no Rio de Janeiro (RJ).
Representantes das associadas da ABTP mostraram que a sustentabilidade é um dos pilares de suas empresas, a exemplo do controlador da Cattalini Terminais Marítimos, Fabio Jorge Martins. Ele falou sobre o programa Cattalini + Sustentável, plano de ações com impactos entre clientes, trabalhadores e comunidade.
A gerente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional do RIO BRASIL TERMINAL, RENATA CARDOSO, destacou que a empresa renovou o selo Neutro de Carbono, conquistado a partir de um importante trabalho de plantio de mais de 14 mil árvores. Já o diretor de Desenvolvimento de Negócios da DTA Engenharia, Daniel Kohl, debateu sobre os processos de licenciamento ambiental.
Hoje (20), a gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Wilson Sons, Camila Felipe, debateu sobre o trabalho de ESG da empresa e os impactos positivos para as logísticas marítima e portuárias.
A abertura do evento ficou a cargo do gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Uirá Cavalcante Oliveiras, que falou sobre os estudos para a atualização dos Índices de Desempenho Ambiental - IDA.
“Muito bom ver que nossas 94 empresas associadas, e que são detentoras de mais de 240 terminais espalhados pelo país, têm na sustentabilidade uma de suas principais diretrizes de atuação. As de ESG que elas promovem trazem resultados positivos para os negócios e para toda sociedade. Parabenizo a Revista Portos e Navios por promover essa importante iniciativa”, destacou Cláudia.