Notícias
NOTÍCIAS DO SETOR

Comitiva da Missão ABTP à Noruega conhece primeira instalação mundo de armazenamento de CO2

Data:
Fonte:

Dia de vivenciar o que há de mais moderno em tecnologia sustentável! A missão da ABTP à Noruega visitou, nesta quinta-feira (12/06), a primeira instalação do mundo de transporte e armazenamento de CO2, localizado aos arredores da cidade de Bergen.

Operada pelas empresas Equinor, Shell e TotalEnergies, a instalação denominada de Northern Lights captura o CO2 de fontes industriais e o armazena em um local permanente no fundo mar. O diretor-geral da iniciativa, Tim Heijin, fez uma apresentação sobre os investimentos em inovação e sustentabilidade do grupo e respondeu aos diversos questionamentos da comitiva.
 

À tarde, o grupo seguiu para o Porto de Bergen, o segundo maior da Noruega, e referência em sustentabilidade. O diretor do porto, Michel Forland, apresentou o funcionamento do sistema de eletrificação portuária e acompanhou a comitiva para uma visita às instalações. Com a eletrificação, cerca de 65% dos navios que atracam no porto utilizam infraestrutura 100% de energias renováveis.


“Na Noruega, a preocupação com a questão ambiental se estende para todos os setores da economia, incluindo o portuário. E hoje tivemos a oportunidade de entender um pouco mais sobre os sistemas de controle de emissão de GEE e de eletrificação portuária. Com certeza, um dia de muito aprendizado para a nossa comitiva”, destacou o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Conceição Silva.

Para encerrar o intenso dia de atividades, a comitiva foi recepcionada pelos executivos da empresa Odfjell Terminals South America, que tem sede em Bergen. No Brasil, a empresa Granel Química, associada da ABTP, integra o grupo.


“Não só o futuro, mas também o presente do setor portuário já é sustentável. E a Noruega é um exemplo disso. Sem dúvida, finalizamos a agenda de hoje com uma grande bagagem de ideias para o nosso setor no Brasil”, acrescentou a diretora-executiva da ABTP, Cláudia Borges.

Veja mais fotos do segundo dia da missão:


Retornar à lista de notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.